Consumo de concentrados de proteínas cresceu 25% no Brasil em 2022

Setores de bebidas dietéticas e adoçantes também registraram aumento na comparação com 2021

14/03/2023

Consumo de concentrados de proteínas cresceu 25% no Brasil em 2022

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres -- ABIAD, divulgou boletim econômico que mostra o resultado do setor de alimentos para fins especiais em 2022. No acumulado do ano, houve aumento no consumo aparente (produção local mais importações, menos exportações) de concentrados de proteínas em 25%, quando comparado ao mesmo período de 2021. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física (PIM-PF) do IBGE.

De modo geral, o setor cresceu, com o consumo aparente de alimentos para fins especiais registrando alta de 3,5% no último ano. O número foi impulsionado pelo aumento de 13,4% em bebidas dietéticas e 11,5% nos adoçantes no mesmo período. O desempenho positivo do mercado reflete a melhora econômica do país em 2022, que teve crescimento de 3% do PIB, o segundo ano consecutivo de alta.

 

“Mesmo sendo um ano desafiador, ainda devido aos efeitos socioeconômicos da covid-19, juntamente com questões geopolíticas externas, como a guerra entre Rússia e Ucrânia, 2022 alcançou crescimento, seguindo a recuperação observada em 2021. Temos diversos indicadores, como na geração de empregos, que mostram que o setor já está em níveis melhores do que os observados em 2019, momentos antes da crise pandêmica”, analisa Thaise Mendes, presidente da ABIAD.

Outro ponto de destaque é a geração de empregos nos segmentos ABIAD. Até dezembro de 2022, foram abertas 7.327 vagas, um crescimento de 4,7% em relação ao registrado em 2021. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, mostram que o total de empregados no setor é de 164.393.

 

Elevação também nas importações

Outro dado relevante no segmento de alimentos para fins especiais e congêneres, no acumulado do ano, foi o de importações, que registrou crescimento de 8,5% em relação a 2021, um total de US? 815,1 milhões. Como destaques, os “concentrados de proteínas e outras preparações” e “adoçantes”, com 49% e 60% de aumento, respectivamente.

Além disso, de janeiro a dezembro de 2022, as importações de bebidas dietéticas ou de baixas calorias cresceram 75% em relação ao mesmo período de 2021, representando um montante de US? 195,2 milhões. Os dados são da Comex Stat, com consolidação da Websetorial.

 

Sobre a ABIAD

A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) foi fundada em 1986 com a missão de reunir empresas que se dediquem, direta ou indiretamente, à produção, industrialização, comercialização, distribuição e importação de matérias-primas e alimentos para fins especiais, incluindo nutrição infantil, nutrição enteral, diet e light, suplementos alimentares, nutrição esportiva, alimentos funcionais, dentre outras categorias. A visão da ABIAD é ser a principal referência do setor de alimentos para fins especiais e, atualmente, desempenha papel de interlocutora desse mercado no diálogo com o Poder Público e órgãos internacionais, podendo assumir o papel de liderança na defesa de políticas públicas baseadas em dados científicos sólidos e a capacidade para que os consumidores tenham acesso a uma grande variedade de produtos seguros, benéficos e de alta qualidade. Para mais informações, acesse Link.

FOOD MAGAZINE Tudo o que você procura em um só lugar!

Máquinas e Equipamentos

Produtos

Serviços